FLISOL 2008

Pessoas, enorme tempo sem blogar, sem tempo nem para olhar meu próprio blog. A empresa que tenho ( www.uebadesign.com ), está crescendo, trabalhos aparecendo e a coisa toma todo o meu tempo.

Mas venho divulgar para vocês, que moram aqui no Rio um evento muito legal é o Festival Latinoamericano de Software Livre, edição RJ. Abaixo reproduzi a tabela com a proposta das paletras, coisas interessantes para todos.

Qualquer outra info: http://www.flisol.info/FLISOL2008/Brasil

FLISOL

Proposta de Palestras para o Evento

Num Tema Autor email status

1

Inkscape

Cadunico

cadunico

at gmail.com

Confirmado

2

Segurança

Bruno Salgado

brunosalgado

at gmail.com

Aguardando Confirmação

3

“Proteção à Propriedade de Programas de Computador”

Claudio Berrondo

fernandoberrondo

at yahoo.com.br

Aguardando Confirmação

4

Plone 3

Fabio Rizzo/ Castardo

Confirmado

5

DBUnit: Aplicando Ferramentas Open-Source para Testes de Software

Rafael Espinha

Confirmado

6

CVS no SERPRO

Tujal

Confirmado

7

Firewall Linux

Fabiano Sousa de Freitas

fabiano.freitas

at gmail.com

Confirmado

8

Web Design com software Livre

Eduardo Santos

eduardo

at agni.art.br

9

Introdução a plataformas de e-learning

Gustavo BR

gustavo.betabr

at gmail.com

Aguardando Confirmação

10

Software livre para produção acadêmica

Alex

alextercete

at gmail.com

Confirmado

11

Mono

Rafael Martins

rafael.mws

at gmail.com

Nas páginas a seguir alguns resumos ou referências enviados:

DBUnit: Aplicando Ferramentas Open-Source para Testes de Software

1. Descrição

Atualmente, o conceito de qualidade de software está cada vez mais presente e demandado no mercado. Uma das características que definem a qualidade do software que é entregue ao cliente é a quantidades de falhas encontradas após a entrega e, principalmente, a criticidade destas falhas para o negócio do cliente. Nesta palestra será apresentada uma abordagem de testes para aplicações baseadas em banco de dados, utilizando as ferramentas open source JUnit e DBunit.

2. Tópicos

– Conceitos de Teste de Software

– Características do teste de Aplicações Baseadas em Banco de Dados

– Ferramentas para automação de testes


4. Mini Currículo do palestrante

Rafael Espinha é Engenheiro de Computação e mestre em Engenharia de Software pela PUC-Rio. Foi pesquisador do Laboratório de Engenharia de Software da PUC-Rio, atuando na área de qualidade e processos de desenvolvimento de software. Atualmente é sócio-diretor da PrimeUp, onde atua em projetos relacionados à avaliação, implantação e melhoria de processos de desenvolvimento de software.

Novidades do Inkscape 0.46

1. Descrição:

Um apanhado geral mostrando os principais recursos deste programa de desenho vetorial, abordando inclusive as novas ferramentas do sistema

2. Tópicos:
1 O que é o Inkscape
2 Entendendo a Interface
3 Ferramentas básicas
4 Novidades das ferramentas básicas
5 Texturas
6 Novidades das texturas
7 Recursos avançados
8 Novidades dos recursos avançados

3. Mini Curriculo


Carlos Eduardo Mattos da Cruz (cadunico) Designer que utiliza somente software livre nas suas criações a mais de um ano integrante do grupo LINUERJ Criador de várias identidades visuais do mundo livre tais como o mascote e a logomarca da distribuição VR Livre de Volta Redonda (http://iaesmevr.org/news.php), logomarca da distribuição linux terabeauts( http://code.google.com/p/terabeauts/ ), da interface gráfica para o Qemu chamada fltkemu(http://code.google.com/p/fltkemu/), criador de toda a adaptação visual do evento FLISOL 2008 para o estado do RJ (http://www.flisol.info/FLISOL2008/Brasil/RioDeJaneiro). Palestrante em várias faculdades sobre Inkscape UERJ, UFF, UNIFOA, Veiga de Almeida e PUC.

Propriedade Intelectual

Esta é a palestra que vimos ministrando pelo INPI desde o segundo semestre do ano passado e que já passou por Vitória (CEFET) (e está de retorno dia 7!), São Luiz (SEBRAE), Brasília (EMBRAPA), Cuiabá (ESCOLA TÉCNICA E UNIV. FEDERAL), Ribeirão Preto (USP) e Cabo Frio (ESTÁCIO).

Na maior parte das vezes a palestra foi ministrada em cursos para gestores de propriedade intelectual de NICs e ICTs. Gostaria muito de vê-la trilhar um caminho em eventos de software livre (ela foi submetida ao FISL 2008) e em faculdades e universidades da área, em especial do Rio de Janeiro.

Uma pequena formalidade é necessária caso a palestra seja aceita: é preciso entrar em contato e solicitar oficialmente a palestra à Diretoria de Articulação do INPI, DART, responsável por toda articulação da disseminação da cultura da proteção à propriedade intelectual promovida pelo Instituto.

A palestra versa especialmente sobre a proteção do software por Direito de Autor – pilar do Software Livre -, como é feito o registro e – em menor grau – como são as outras formas de proteção, como por patente e segredo industrial.

abraços e no aguardo,
:><º>Cláudio Berrondo.

Plone Revolutions

1 . Descrição

O Plone é uma sofisticada ferramenta de Gestão de Portais, sua nova versão, o Plone 3, trás uma série de inovações, tornando a ferramenta ainda mais interessante quando se está a procura de uma solução ECM. Conheça o Plone, as características que o popularizaram no Governo, e em orgãos internacionais (como NASA, CIA e FSF), as inovações da última versão, a mudança de arquitetura e de paradigma de desenvolvimento, as características absorvidas do Zope 3 e saiba quando é a hora de migrar!

2. Tópicos

Primeira parte (Visão Geral):

  • Serão mostradas características da plataforma

  • Alguns cases Nacionais e Internacionais serão apresentados

  • Será apresentado um cenário onde a adoção de uma ferramenta de ECM é imprescindível

  • Um breve comparativo entre WCM, CMS e ECM

  • Uma breve explicação sobre as soluções WCM/CMS/ECM do mercado, suas linhas de atuação e a média de custo de implantação de algumas delas

Segunda parte (Visão Técnica)

  • Um comparativo entre as duas últimas versões será feito

  • Serão exibidos os pontos positivos e possíveis pontos negativos da nova versão

  • Serão apresentados motivos para a migração, ou não migração de versão

  • Será feita uma demonstração de Desenvolvimento RAD, mostrando a nova arquitetura de Add-Ons do Plone 3

Mini Currículo dos palestrantes


Rodrigo Castardo

É consultor da ThreePointsWeb, trabalha com desenvolvimento profissional usando Plone à 5 anos, é o responsável pela linha didática dos 8 treinamentos Plone da ThreePointsWeb, além de autor e co-autor do material didático (em torno de duas mil páginas escritas). Em seu currículo possui passagem pelos maiores e mais expressivos cases de adoção de Plone no Brasil (terceiro setor, na iniciativa privada e governo), palestras nacionais e internacionais, oficinas e apenas no ano passado, foi instrutor de 21 turmas de treinamento da ThreePointsWeb por 6 estados brasileiros.Usuário e entusiasta do Software Livre, dedica suas horas vagas escrevendo artigos, participando de discussoes em canais de IRC e participando de eventos ligados ao movimento de Software Livre e adoção Plone.

Fábio Rizzo

Com mais de 5 anos de experiência em Plone, é o consultor idealizador da Universidade Plone. Criou o primeiro site pessoal de compartilhamento de conhecimento Plone, o FabioRizzo.com. Desde a criação do portal vem se destacando na comunidade Plone brasileira, e também tem contribuído com a comunidade internacional, fato que o tornou membro da Board da Plone Foundation (http://plone.org/foundation). Na ThreePointsWeb participou dos mais expressivos cases de adoção Plone, também fez palestras (nacionais e internacionais) e encontros onde os temas eram relacionados a adoção de Plone no Governo, ao invés de outras ferramentais CMS/ECM (como Vignette, LifeRay, WebSphere, SharePoint, entre outros). Usuário e entusiasta do Software Livre, tem usado, difundido e feito palestras sobre o tema nos principais eventos nacionais (como FISL E CONISLI) nos últimos anos.

CVS MIGRAÇÃO E USO

Descrição

Tópicos

Mini-Currículos

Hardening de Servidor Unix/Linux

1. Descrição

A preocupação com a segurança de servidores diante das ameaças reais existentes hoje em dia, é um fator constante na rotina de qualquer profissional de TI. Todo software carrega consigo risco potenciais inerentes ao seu código. Sistemas operacionais e serviços rodando em seus servidores de produção não são diferentes. Não há ambiente 100% seguro, então a melhor forma de se proteger é conhecendo as principais ameaças aos seus sistemas e serviços em execução e agindo em cima deste conhecimento de forma proativa, não apenas dificultando ao máximo atividades não autorizadas como também identificando e registrando quaisquer tentativas que violem sua política de uso aceitável. Na palestra sobre Hardening de Servidor Unix/linux serão abordadas algumas técnicas de mitigação ou eliminação dos principais problemas de segurança que afetam servidor *NIX, assim como apresentação de alguns conceitos de configurações sugeridas das principais aplicações de internet como Apache, PHP e MySQL.


2. Tópicos que serão abordados

  • Hardening de ambiente Unix/Linux

  • Controle de Acesso

  • Política de Senha

  • Conexão remota com OpenSSH

  • Sistemas de Detecção de Intrusão

  • Firewall Iptables/Netfilter

  • Hardening de aplicações:

  • Apache

  • PHP

  • MySQL

    3. Mini Currículo do palestrante :
    Victor Batista dos Santos é analista de segurança da empresa Clavis
    Segurança da Informação e colaborador do Grupo de Resposta a
    Incidentes de Segurança do Departamento de Ciência da Computação da
    Universidade Federal do Rio de Janeiro – GRIS/DCC/IM/UFRJ.
    Especialista em administração e hardening de servidores, já ministrou
    cursos relacionados a segurança em diversos eventos da área. Possui
    experiência como membro de CSIRTs com foco nas seguintes áreas:
    forense computacional, auditoria de redes e sistemas a administração
    segura de servidores.

FIREWALL IPTABLES

1. Nome da Palestra

Firewall iptables

2. Breve Descrição sobre a palestra

A palestra resume-se sobre o funcionamento do iptables.Irei comentar sobre as tabelas, as cadeias, as chains e regras mencionadas. Dar uma idéia básica sobre o firewall, para que possam ter noção do que é e o que um firewall deste tipo é capaz de fazer.

3. Tópicos que serão abordados

Os tópicos abordados serão as tabelas filter, nat, mangle e raw que o iptables possui.

4. Mini Currículo do palestrante

Fabiano Freitas, tenho 27 anos, sou estudante de Redes de Computadores, da Universidade Estácio de Sá. Atualmente, sou estagiário de uma empresa de transportes, chamada Figwal. Tenho experiência com Sistemas Windows, Linux, redes e um pouco de segurança, apenas a parte de firewall iptables, dentre outros serviços que configuro no linux e windows.

Gestão de projetos com Hydra e Joomla

1. Resumo:

A palestra “Gestão de Projetos com Hydra e Joomla” versa sobre um estudo deste aplicativo web chamado Hydra/Project Fork, desenvolvido para funcionar dentro do ambiente CMS Joomla. Escrito em PHP, esta plataforma é uma versão simples, porém prática e de qualidade de um gestor de projetos profissional, focado principalmente para pequenas empresas ou profissionais que querem demonstrar aos seus clientes e/ou administrar com outros profissionais da empresa ou externos o andamento de seus projetos/serviços/trabalhos.

2. Tópicos:

  • O que é o Joomla

  • O que é o Hydra/Project Fork

  • Instalação do Hydra

  • Erros do Hydra em templates Joomla

  • Vantagens do Hydra

  • Desvantagens do Hydra

  • Administração de Usuários

  • Níveis de usuários

  • Criação de Projetos

  • Criação de tarefas

  • Criação de sub-tarefas

  • Encerramento

3. Mini-Currículo

Cursando Bacharel em Sistemas de Informação.

Aspectos profissionais:

  • Webdesigner & Webmaster

  • Analista Web

  • Proprietário da Empresa Casa do Website – (www.casadowebsite.com)

  • Proprietário da Empresa Casa do Moodle – (www.casadomoodle.com)

  • Proprietário da Empresa MeuEAD.net – (www.meuead.net )

  • Desenvolvedor e Professor do Site DidáticaWEB – (www.didaticaweb.com)

  • Desenvolvedor do Núcleo de Educação a Distância da FEUC/FIC.

Introdução a plataformas de e-learning

1. Resumo

A palestra “Introdução a plataformas de e-learning” versa sobre um estudo das funções de três dos maiores ambientes de e-learning sob licença GNU/GPL do mercado atual, suas principais características, defeitos, vantagens e desvantagens. De forma neutra, sem influenciar o público a um ambiente em específico, serão apresentados três plataformas, o Moodle, o Dokeos e o aTutor, todos feitos para rodar também em servidores livres (vide LAMPP). Ao final da palestra, será apresentado aos que não conhecem, o projeto AmadeusLMS, que promete ser a solução final em ambientes de aprendizagem, desenvolvido no Brasil, na Faculdade Federal de Pernambuco.

2. Tópicos:

  • O que é o aTutor, Dokeos e Moodle

  • Principais vantagens – Dokeos

  • Principais vantagens – Moodle

  • Principais vantagens – aTutor

  • Principais desvantagens – Dokeos

  • Principais desvantagens – Moodle

  • Principais desvantagens – aTutor

  • Instalação da plataforma – Dokeos

  • Instalação da plataforma – Moodle

  • Instalação da plataforma – aTutor

  • Ferramentas SCORM

  • Sugestão do Palestrante – Amadeus LMS, um ambiente de e-learning Brasileiro.

3. Mini-Currículo

Cursando Bacharel em Sistemas de Informação.

Aspectos profissionais:

  • Webdesigner & Webmaster

  • Analista Web

  • Proprietário da Empresa Casa do Website – (www.casadowebsite.com)

  • Proprietário da Empresa Casa do Moodle – (www.casadomoodle.com)

  • Proprietário da Empresa MeuEAD.net – (www.meuead.net )

  • Desenvolvedor e Professor do Site DidáticaWEB – (www.didaticaweb.com)

  • Desenvolvedor do Núcleo de Educação a Distância da FEUC/FIC.


Software livre para produção acadêmica

1. Descrição:

A palestra tem por objetivo apresentar algumas das tecnologias existentes em Software Livre para a produção acadêmica (LaTeX, Gnuplot, Dia e XCircuit). O público-alvo são estudantes universitários e de pós-graduação (dos cursos de Engenharia, Matemática, Física, Química, Biologia, Economia, etc.), professores, ou quaisquer outras pessoas que tenham interesse no assunto.

2. Tópicos:
LaTeX

  • O que é? Pra que serve?

  • Como funciona?

    • Sintaxe

      • Vi/Vim

    • Preâmbulo

      • Classes

      • Pacotes

    • Compilação

  • Vantagens

    • Facilidade de trabalhar com fórmulas e caracteres matemáticos

    • Não é necessário se preocupar com a forma

    • Estética / Alta qualidade tipográfica

    • Facilidade de trabalhar com referências cruzadas e índices/sumário

  • Desvantagens

Gnuplot

  • O que é? Pra que serve?

  • Como funciona?

    • Sintaxe

    • Plotando

      • Exemplos 2D

      • Exemplos 3D

    • Scripts

Dia

  • O que é? Pra que serve?

  • Exemplos

XCircuit

  • O que é? Pra que serve?

  • Exemplos


3. Mini-Currículo :
Nome: Alex Tercete Matos
Idade: 21 anos

  • Cursando o 6º período de Eng. de Controle e Automação no CEFET/RJ

  • Usuário de GNU/Linux (Ubuntu e Arch Linux) há aprox. 1 ano e meio.

  • “alexmatos” no http://ubuntuforum-br.org/

Web Design com software Livre

Ainda precisa confirmar as informações sobre a palestra.

MONO

Rafael Martins

Coisas comuns, Mono,web e coisas comuns.

rafaelmws.wordpress.com

FLISOL 2008

Rio de Janeiro – PUC-RJ

Horário

Palestra

Palestrante

Min.

8:50 Abertura Organização 15
9:00

DBUnit: Aplicando Ferramentas Open-Source para Testes de Software

Rafael Espinha 45
9:50

Hardening de Servidor Unix/Linux

Victor Batista dos Santos 45
10:45 (*) Propiedade Intelectual INPI 45
11:30 Plone 3 Fabio Rizzo Rodrigo Castardo 45
12:20 Almoço 60
13:20 Migração do CVS Tujal 45
14:05 Novidades no Inkscape Cadunico 45
14:50 Software livre para produção acadêmica Alex Tercete 45
15:35 Gestão de Projetos com Hydra e Joomla Gustavo BR 45
16:20 Firewall Iptables Fabiano Freitas 40
17:00 Encerramento Organização 15

(*) A confirmar.

Um comentário em “FLISOL 2008

Deixe um comentário