Ubuntu 7.10 e outras coisas.

Muito tempo sem postar nada. Deve ter gente que pensa até que eu esqueci dele, mas não é o caso. Muito trabalho, uma nova empreitada na minha vida, ser empresário, e designer, e HTMLer, e gerente e por aí vai, dá muito trabalho. Mas com o tempo vou acertando o meu tempo para ter mais tempo de continuar a escrever no blog que gosto tanto. Mas enfim, o assunto como não poderia ser diferente é o novíssimo Ubuntu 7.10 (eu desisti de escrever aqueles nomes estranhos…), instalei ele uns 5 dias antes de sair o release oficial porque queria testar a evolução do sistema e de como seria fazer ele funcionar redondo. Já fiz isso 3 vezes com outras versões do Ubuntu e até agora eu tive que reinstalar do zero o sistema para fazer ele funcionar, um porre mas nada demais. Reinstalava por cima e estava pronto. Dessa vez meus amigos, tudo foi diferente, fiz a atualização e o sistema rodou tranquilo, nenhum programa deu problema, o sistema funcionava. Uma coisa para de funcionar, o Compiz-fusion não rolava de maneira alguma. Mas pensei, não vou desinstalar ou reinstalar nada, queria ver como as atualizações diárias fariam para melhorar isso. A cada release ele ficava mais parecido com o que eu já tinha configurado. No final das contas ele ficou bem próximo, mas como eu altero bastante a configuração inicial tive que me render e finalmente abrir o Synapatic e desinstalar e reinstalar o compiz, feito isso, tudo estava funcionando normalmente, é melhor!!

Para quem usa placa ATI como eu sabe que ela é um problemão no Ubuntu, ou era! Acho que a ATI participou de alguns processos de desenvolvimento do Ubuntu 7.10 porque agora funciona muito muito bem, nunca consegui colocar o video com tamanho maior que 1024 e agora toda e qualquer resolução funciona perfeito, com o meu monitor definido como Plug n Play, ou seja, imagino eu que com o plugin genérico. Não precisei fazer nada para ele funcionar, sem configurações extras. E essa é na minha opinião a grande sacada da versão nova. Eles estão focando muito no visual e na facilidade e acho que isso vai levar o Ubuntu ao outro patamar. Acho que agora não há motivo para não pelo menos testar o Ubuntu. Qualquer pessoa com qualquer pc deve fazer isso, mesmo que sua máquina seja antiga, vale a pena configurar o sistema para aproveitar a configuração que você tiver, que na minha opinião é só uns ajustes no excelente painel de configurações do visual:

Janela de Preferência de Aparência

Estou completamente encantado com o excelente trabalho da comunidade Ubuntu. O sistema novo roda perfeito, sem consumir nada a mais para rodar os efeitos incríveis que hoje podem ser usados por todos com pouquíssimo trabalho. As melhorias que foram feitas são todas muito bem vindas e gostaria de indicar a todos: atualizem correndo, vale muito a pena.

E parabéns a todos os envolvidos no Ubuntu 7.10.

Sejamos livres!

Alex Rodrigues.

Anúncios

2 comentários em “Ubuntu 7.10 e outras coisas.

  1. Meu notebook tem placa de video Gforce4, com 64 mb. Instalei o Ubuntu particionando meu HD. Já fiz de tudo e não consigo confirgurá-lo para apresentar a área de trabalho em 3D. Na tela de preferências visuais ele não deixa apresentar os efeitos extras. Você tem alguma dica?
    Grato.
    Paulo Furlan

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s