Ubuntu 7.10 e outras coisas.

Muito tempo sem postar nada. Deve ter gente que pensa até que eu esqueci dele, mas não é o caso. Muito trabalho, uma nova empreitada na minha vida, ser empresário, e designer, e HTMLer, e gerente e por aí vai, dá muito trabalho. Mas com o tempo vou acertando o meu tempo para ter mais tempo de continuar a escrever no blog que gosto tanto. Mas enfim, o assunto como não poderia ser diferente é o novíssimo Ubuntu 7.10 (eu desisti de escrever aqueles nomes estranhos…), instalei ele uns 5 dias antes de sair o release oficial porque queria testar a evolução do sistema e de como seria fazer ele funcionar redondo. Já fiz isso 3 vezes com outras versões do Ubuntu e até agora eu tive que reinstalar do zero o sistema para fazer ele funcionar, um porre mas nada demais. Reinstalava por cima e estava pronto. Dessa vez meus amigos, tudo foi diferente, fiz a atualização e o sistema rodou tranquilo, nenhum programa deu problema, o sistema funcionava. Uma coisa para de funcionar, o Compiz-fusion não rolava de maneira alguma. Mas pensei, não vou desinstalar ou reinstalar nada, queria ver como as atualizações diárias fariam para melhorar isso. A cada release ele ficava mais parecido com o que eu já tinha configurado. No final das contas ele ficou bem próximo, mas como eu altero bastante a configuração inicial tive que me render e finalmente abrir o Synapatic e desinstalar e reinstalar o compiz, feito isso, tudo estava funcionando normalmente, é melhor!!

Para quem usa placa ATI como eu sabe que ela é um problemão no Ubuntu, ou era! Acho que a ATI participou de alguns processos de desenvolvimento do Ubuntu 7.10 porque agora funciona muito muito bem, nunca consegui colocar o video com tamanho maior que 1024 e agora toda e qualquer resolução funciona perfeito, com o meu monitor definido como Plug n Play, ou seja, imagino eu que com o plugin genérico. Não precisei fazer nada para ele funcionar, sem configurações extras. E essa é na minha opinião a grande sacada da versão nova. Eles estão focando muito no visual e na facilidade e acho que isso vai levar o Ubuntu ao outro patamar. Acho que agora não há motivo para não pelo menos testar o Ubuntu. Qualquer pessoa com qualquer pc deve fazer isso, mesmo que sua máquina seja antiga, vale a pena configurar o sistema para aproveitar a configuração que você tiver, que na minha opinião é só uns ajustes no excelente painel de configurações do visual:

Janela de Preferência de Aparência

Estou completamente encantado com o excelente trabalho da comunidade Ubuntu. O sistema novo roda perfeito, sem consumir nada a mais para rodar os efeitos incríveis que hoje podem ser usados por todos com pouquíssimo trabalho. As melhorias que foram feitas são todas muito bem vindas e gostaria de indicar a todos: atualizem correndo, vale muito a pena.

E parabéns a todos os envolvidos no Ubuntu 7.10.

Sejamos livres!

Alex Rodrigues.

2 comentários em “Ubuntu 7.10 e outras coisas.

  1. Meu notebook tem placa de video Gforce4, com 64 mb. Instalei o Ubuntu particionando meu HD. Já fiz de tudo e não consigo confirgurá-lo para apresentar a área de trabalho em 3D. Na tela de preferências visuais ele não deixa apresentar os efeitos extras. Você tem alguma dica?
    Grato.
    Paulo Furlan

    Curtir

Deixe um comentário

