O que não dá para fazer no Ubuntu?

Cada dia que eu me pergunto isso a reposta vem quase de imediato: quase nada, pelo menos do que eu sei. E eu não sei muita coisa, portanto desconfio que realmente tudo que fazemos no Win e no OS da Apple conseguimos fazer no Linux. UM exemplo me veio por email em uma lista de emails sobre Ubuntu que eu assino, a Ubuntu RJ. Segue ele na integra:

Bom dia a todos,

Estou reportando uma experiência minha feita no Sábado:

Eu tenho um programa feito em Delphi que na época fiz em Delphi 4, no século passado rsrsrs. Fiz para um cliente de um amigo. Mês passado este amigo me procurou pois o cliente dele trocou de impressora e tinha que alterar o programa para funcionar com os drives novos, pois bem bem baixei os drives e o emulador de impressora que facilita muito o teste, na época não existia esta facilidade. Convertir para Delphi 7, fiz as alterações necessárias para o novo drive, fiz os teste pelo emulador e pronto estava tudo funcionando. Mandei o programa para este amigo.

No Sábado ele me ligou dizendo que o programa está funcionando bem, e aproveitou para me informar que outra loja esta interessada no programa mas tinha um problema, a máquina rodava Linux, eu disse que teríamos que fazer outro programa ou rodar dentro de uma máquina virtual, ficamos de conversar depois sobre isso.

Vamos ao que interessa:

Fiquei pensando “porque não usar o wine?”

Eu tenho um hd de 80 GB sendo 20GB para Windows e 60 para Linux Ubuntu (Em casa eu só uso o Ubuntu 99,99% das coisas). Eu já tinha instalado no wine pois eu iria fazer alguns testes para rodar o FIFA afim de eliminar o windows da minha máquina.

– Copiei a pasta do meu sistema para o wine;

– Instalei a BDE (O programa é antigo na época eu usava BDE) no wine;

– Rodei o programa. BINGO! Funcionou de cara;

– Copiei a pasta do emulador da impressora para wine;

– Rodei o emulador da impressora. BINGO! Funcionou de cara;

– Rodei o programa e todas as funçôes da impressora funcionaram perfeitamente aparecendo no emulador.

Espero que esta experiência ajude alguém a não ter medo de testar as coisas no Linux.

Um abraço a Todos.

Clementino

Eu vou no mesmo caminho do amigo Clementino, acho que devemos testar mesmo as coisas que pensamos ser impossíveis e os resultados podem e devem ser compartlilhados com todos. A comunidade Linux só tem a ganhar com isso.

Um grande abraço a todos.

Sejamos Livres,

Alex Rodrigues

6 comentários em “O que não dá para fazer no Ubuntu?

  1. Concordo com você.
    Embora eu ainda não tenha conseguido fazer meu DSL-210 conectar (via pppoe), não vejo maiores problemas em relação à migração do Uindous. Talvez um entrave seja o lance das linhas de comando em terminal, em que eu, por exemplo, apanho de monte…

    Curtir

  2. Oi Leandro,
    obrigado pelo comentários.
    Bom é o seguinte… na comunidade Linux existe uma prática saudável que busca ensinar a pescar e não dar o peixe. Todo mundo prefere lhe dar as ferramentas (entre elas a informação e a transformação em conhecimento), para que você possa resolver os seus problemas. Com isso você aprende e pode ajudar a outros, ao contrário do que existe em outros sistemas que criam uma legião de desinformados. Eu acho isso bom e foi essa prática que criou essa comunidade gigantesca de usuários e entusiastas do Linux. O que não podemos é trazer os pré-conceitos e erros do outro OS para um novo sistema. Assim como você, eu também apanho muito do terminal, mas não me intimido. Faço um monte de besteira, e se vc ler os posts antigos vai ver isso. Enfiim, em frente e aprendendo sempre.

    Curtir

  3. Alex,

    Tentei rodar uma aplicação do delphi 7 no ubuntu e obtive a seguinte mensagem:
    “unprotecting memory to allow real-mode calls”
    O processador é utilizado porém durante meia hora não aparece nada.. o programa não é exibido na tela.
    Pesquisei e não localizei nada que resolva.. poderia dar dicas ou links que me falem sobre o problema ?

    Agradeço antecipadamente…

    Curtir

  4. Caro Alex Rodrigues,

    Estou com problemas para fazer a impressão justamente de um programa feito em Delphi, não consegui fazer o programa imprimir nem por decreto.

    Instalei a impressora pelo Cups normal sem problema algum, só que não imprime… pelo program em Delphi…

    Poderia me dar uma mão..???

    Curtir

Deixe um comentário

