Eu não entendo…

Eu realmente não entendo certas coisas no mundo dos Sistemas Operacionais. Sou usuário de Ubuntu, é fácil de perceber, certo? Mas também uso Windows, tenho outro pc em casa que roda Win XP e uso no trabalho também, enfim… Desde que comecei a usar o Ubuntu eu comecei a perceber que levava menos tempo e precisava de menos esforço para fazer qualquer coisa nele. Mas sempre ouço falar na extrema facilidade do Windows sobre o Linux. E te digo: DEPENDE.

Depende do que você me pergunta e eu respondo: Depende do que você quer fazer.
Se você é um usuário comum, do tipo que só navega, escreve uns textos e manda email, o Ubuntu é mais fácil mas pode ser mais complexo, porque ele pode não ter os programas que você está acostumado. O teu Office, o seu Outlook e por aí vai. Ele tem outros, melhores até, mas outros e não é todo mundo que está afim de usar nada diferente. Fazer o que?? Questão de escolha, mas dizer que é mais fácil precisa de algo mais ou não?? E no Ubuntu existe a facilidade máxima de você instalar o sistema e já ter todos os programas prontos para usar, sem precisar de mais instalação nenhuma. Todo mundo que usa Windows sabe como é chato ter que reinstalar o sistemas e os programas de tempos em tempos porque ele se corrompe com o tempo.

Se você como eu usa ele profissionalmente te respondo a mesma coisa: Depende. A particularidade do teu trabalho vai definir. Eu trabalho com design gráfico e design web. Para a Web o Ubuntu me supre em tudo, nada me faz falta. Para design gráfico eu ainda sou dependente da Adobe. Mas não da MS.

Mas aí é que a porca torce o rabo, se você trabalha com algo mais específico ainda como programação por exemplo, se ferra. Explico: estou estudando AJAX. E precisei configurar um servidor Apache, colocar PHP, e o phpmyadmin e MSQL para funcionar. No Linux fiz todo o processo, de instalação e configuração em 20 minutos. No Windows não consegui, depois de 2 dias desisti. E cada vez que tinha que desistalar algo e instalar outro era um martírio. Um monte de pasta que não apaga, um monte de programas que não desistalam porque tem processos que estão usando os arquivos e não dá para saber o que é. Um sofrimento.

Na verdade eu entendo quando pessoas me dizem que o Windows é mais fácil de usar. Você usa, usa, abusa e estraga. Depois de uns meses reinstala e reinicia o processo. É, realmente isso é mais fácil. Mas como esse blog é escrito para a galera que se propôs a começar no Ubuntu eu recomendo uma coisa: esquece a “facilidade” e…

Sejamos Livres,

Alex Rodrigues

Anúncios

2 comentários em “Eu não entendo…

  1. Diga aí chará!

    Encontrei seu blog ao acaso, pois estava a procura de uma alternativa para instalar o Ubuntu dentro do windows. Conheci a ferramenta Wubi e foi através deste link no google que cheguei até aqui. Gostei muito do seu blog e já assinei o feed!

    Mas com relação a este post… Por incrível que pareça, também trabalho com programação e design e passo por esse mesmo aperto com relação ao Linux. Depender da Adobe!

    Por isso que ainda não migrei definitivamente para o Ubuntu. E além do mais, sempre tilta em algum momento quando uso o pc em dual boot.

    Valeu!

    Curtir

  2. Olá Alex! Como vc deve saber, uso o Ubuntu nas minhas aulas com as crianças na escola: http://escolaedificar.blogspot.com
    Mas também trabalho com design gráfico e emcasa ainda não consegui me livrar do windows…motivo simples: Tenho uma Geforce MX 4000 AGP 8x, num Semprom 2600 com 512 de ram – mas ao instalar o Ubuntu (versão atual) mesmo baixando o Automatix2 não consegui resolução além de 800×600 nem a pau! Passei uma semana só ralando, sem poder trabalhar! Meu windows só tem ele, o resto é todo Open source, nem Corel estou usando- estou ralando muito mas vou aprender. Vou ficar sócia dos vídeos sobre Gimp!
    se você tiver uma dica para solucionar o problema da resolução eu me arrisco a tentar novamente, mas primeiro vou colocar outro HD porque esssas mudanças e formatações podem danificar o meu não podem?
    PS: Tentei tanto o automatix quanto o easy ubuntu e nada! Acho que eria que mudar algum código mas não consegui.
    rsssss que mensagem ENORME!!!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s