Web Design no Ubuntu

Eu comecei a usar o Ubuntu como alternativa a confusão que o Windows criava na minha vida, ele resolveu grande parte dos meus problemas e me criou um outro, o meu trabalho.

Trabalho principalmente com design para web e um pouco de desenvolvimento web também e poucas vezes com design gráfico. E como quase 100% da galera que trabalha com isso sou dependente da suite de programas Adobe, que deixou claro para mim em uma resposta a um email meu, que se o número de usuários Linux aumentasse ele portariam a suite, portanto, se você como eu gosta do Photoshop, Illustrator e InDesign e queria ver ele no Linux, manda um email para eles. A dica é entrar no blog que eles tem sobre Linux e mandar de lá. Link
A situação piorou muito com a versão nova, a CS3, que está praticamente perfeita.

Eu quando trabalho fazendo um site, uso o aptana no Ubuntu na boa, a nova versão do Aptana é excelente, não trava mais do nada e está bem mais rápida. Então o Dreamweaver não me faz falta. No Ubuntu até o gedit tem funções para colorir código que para alterar algo rapidamente é perfeito. Um FTP no Firefox e está resolvida a questão.

Já para criar gráficos e coisas assim é que começa o drama. Eu tento usar o GIMP mas sinceramente a interface dele é muito difícil, passo mais tempo procurando os comandos ou itens no menu do que realmente fazendo alguma coisa. Até consigo fazer mas não na velocidade que estou acostumado. Então o Photoshop me faz falta.

Quando vou trabalhar com design gráfico, infelizmente, tenho que sair do Ubuntu e ir para o Win, porque a integração que a Suite CS3 tem torna o trabalho MUITO mais rápido e eu posso fazer logo e voltar para o Ubuntu…

A minha pergunta a galera que lê o blog é a seguinte: “Como você faz?” “Quais os programas que você usa?”

Saiu recentemente a versão Studio do Ubuntu, voltada para a criação digital, multimedia, gráfica, criativa… alguém está usando? Quer me mandar sua impressões para publicar? Fique a vontade, eu ainda não testei mas estou tentado em mudar para ela… vamos ver.

Sejamos Livres,

Alex Rodrigues

Atualizando….

Seguindo dica do Salvador Camino, eu baixei o demo do programa PIXEL

Achei ele muito bom. É uma compra a ser considerada, o programa está no início do seu desenvolvimento e já funciona legal. Vai entrar para lista de compras.

7 comentários em “Web Design no Ubuntu

  1. Se você for do rio de janeiro, dia 22 agora vai ter uma palestra sobre o gimp na UERJ, agora se voce é como eu que ainda prefere o photoshop vc pode rodar ele via wine no linux
    Um outro programa muito legal pra linux mas que nao eh gratis é um que chama pixel, a interface dele é muito show e as ferramentas estao muito boas

    Curtir

  2. Alex, você tem alguma notícia do uso do CS3 no wine? Eu acho que seria meio milagroso se funcionasse, mas não custa sonhar.

    Eu não trabalho diretamente com design, mas minha filha faz Desenho Industrial e os professores parecem desconhecer o mundo além do Windows, tive que colocar o Windows TEMPORARIAMENTE na máquina dela para usar o CS3, não sem antes ter o cuidado de tirar o cabo de rede da máquina. Não sou maluco de ligar uma máquina com Windows diretamente na internet e não tive tempo de instalar um proxy/antivirus/antioescambau em outra máquina pra que ela faça o acesso por alguma coisa segura.
    E preciso encontrar uma solução, já que ela usa Ubuntu desde o inicio da adolescência e teria que gastar uma grana com psicologos se tivesse que faze-la regredir para usar Windows para as atividades do dia a dia.
    Pensei em instalar o XP numa máquina virtual com VirtualBox e instalar o CS3 no mesmo, mas isto exigiria uma máquina um pouco mais potente da que tenho aqui.

    Gostaria de trocar idéias a respeito.

    Curtir

  3. Olá Alex, também vinha tentando mudar minha estação de trabalho para linux há bem tempo. O principal ponto é adaptação. Também tinha problemas em me acostumar com gimp. Ralei uns meses e peguei o jeito. Ele pode suprir o que você precisa e que faz no adobe photoshop, e possui até alguns recursos que o próprio photoshop não tem. O Eclipse é uma ferramenta também que não vai te deixar na mão. Com o tempo você não precisará mais de windows.

    Curtir

  4. Bom, o post é velho mas só o encontrei agora então só para registro e para ajudar quem apareça por aqui depois de mim.

    Quero dizer que antes de migrar para o Mac eu sempre usei as boas distros do Linux, especialmente o Ubuntu. Lembro-me de ter sempre em mãos o programa VMWare ou o Wine e instalava o bom e velho Macromedia Studio MX 8, com o Dreamweaver e Fireworks para trabalhar com web.

    Instalava também sem problemas umas versões mais antigas do Photoshop, se não me engano o Photoshop CS uma vez. Tudo numa boa sem traumas nem nada.

    O uso também era muito tranquilo, passei anos sem ter que me sujeitar ao Windows.

    Liberdade!

    Curtir

  5. Bom quando comecei a me envolver com linux tive mesmo problema que você alex, Me perguntei sobre programas de design e web design para linux, e descobri alguns programas que podem substituir o photoshop, o dreamweaver até mesmo o flash, o corel draw etc. Os programas são Gimp, Inkscape, Synfig (animação em 2d), Blender (animação em 3d), NVU (Kompozer). Synfig vc pode usar em substituição ao Flash; NVU Kompozer em substituição do Dreamweaver, Inkscape em substituição do Corel Draw, Gimp em substituição do Photoshop. Agora se você quer realmente usar os aplicativo da adobe, existe o Wine que emula aplicativos do windows no linux sem problemas, eu mesmo já emulei o photoshop cs3, o flash cs3 o fireworks cs3 no linux ubuntu.

    Curtir

Deixe um comentário

