Wubi. Primeiras impressões.

Instalei o Wubi em casa. É uma máquina que ficava como segunda na rede e que eu tive que colocar como primeira, ela está rodando com o XP e eu ia colocar o Ubuntu em dualboot até que encontrei o Wubi e resolvi testar.

A instalação dele foi meio confusa, na verdade a do teclado. Não consegui entender direito se está em inglês ou em português e ao contrário da instalação normal do Ubuntu essa é feita em modo texto, e como ele se destina ao usuário iniciante ou curioso isso pode ser um entrave grave, levando a pessoa a desistir de cara. Mas como eu já instalei o Ubuntu algumas vezes eu sei o que fazer e consegui passar a diante. Passada essa parte todo o resto aconteceu automaticamente, sem problemas algum. Ele pediu para reiniciar a máquina e antes de entrar o Ubuntu ou o Windows mostra uma tela que eu achei que seria diferente, é texto somente. Deve ter uma maneira de mudar essa tela. Vou procurar na internet e qualquer coisa coloco aqui. Devia ter tirado fotos da instalação mas estou sem camera digital para fazer fotos, então…

Quando inicio a máquina agora ela entra em uma tela de abertura no estilo do GRUB mas com um estilo de fonte a lá Windows, e entra o sistema que você escolher. Entrei no Ubuntu e tudo acontece como se fosse em uma instalação normal. E aí começaram as diferenças.

A internet, ao contrário da instalação “de verdade” não começa funcionando e isso pode ser um outro empecilho para novatos e curiosos. Temos que ter em mente que por causa da grande visibilidade do Ubuntu nos últimos tempos várias pessoas começam a experimentar o Linux pelo sistema. E vacilos desses podem afastar de vez usuários que estariam plenamente satisfeitos. Mas enfim, nada que não possa ser remediado. Como eu já uso tem um tempinho e já fucei demais o sistema sei o que fazer e foi só entrar em Sistema – Administração – Rede (Configurações de Rede) para mudar uma pequena coisa mas que impossibilita a navegação. A rede vem configurada como roaming e tem que mudar para DCHP, que procura sozinha por configurações da rede. Aí a internet funciona normalmente. Eu ainda não consegui fazer a rede interna funcionar, mas isso não tem nada a ver com o sistema, é um problema meu. Não sei nada de configurações de rede e ainda não sei fazer isso. Por incrível que pareça o Windows foi para mim muito mais fácil de fazer. Aquele esquema de gerar um arquivo que configura a rede foi mais simples e eficiente do que mudar ips e coisas assim. Tenho em casa dois computadores em rede e espero resolver esse problema usando um rooter sem fio. Vamos ver.

Outra coisa que eu percebi foi uma tradução feita pela metade. Os itens do menu estão em inglês e os subitens em português. Coisa estranha mas que deve ser fácil de resolver.

Ainda não fiz grandes testes e nem usei muito ele mas as primeiras impressões foram positivas e só a iniciativa de fazer um sistema instalado direto do Windows sem necessidade do processo de partição do HD que assusta muita gente é louvável.

Outra bola dentro da Canonical*, precisa de alguns ajustes mas mesmo assim eu recomendo tentar usar. Qualquer dúvida manda uma mensagem, email, sinal de fumaça que a gente se ajuda.

Sejamos Livres,

Alex Rodrigues

* Esse projeto não é da Canonical, segundo me informou o amigo Samuel. Pergunta: Se vc tem um projeto independente que usa o Ubuntu não seria inteligente da sua parte mostrar ele antes a Canonical?? Sabe como é, o selinho de aprovação dos caras vale uma moral, ou não?

6 comentários em “Wubi. Primeiras impressões.

  1. Amigo, só uma correção: Esse projeto não é da Canonical, é independente. Deve ser por isso que você viu os erros citados, já que a Canonical s[ó disponibiliza algo que já está mais testado e corrigido.

    Curtir

  2. Instalei e reconheceu a rede fácil, não deu os problemas que vc falou.
    Sobre a linguagem, vc tem que no menu sistemas, na parte da linguagem e pedir pra instalar o resto dos pacotes de pt-br, daí funciona.
    Será que esses são erros do Wubi ou da isntalação do Ubuntu? Nunca tentei instalar pela versão que ele baixa lá.

    Curtir

  3. Será que tem um jeito de instalar com o cd ou imagem do ubuntu, sem precisar fazer esse longo download?
    Por favor alguem que souber ficarei muito grato. Valeu!

    Curtir

  4. UBUNTU MALVADO
    instalei o wubi, mas quando inicio ele, o meu monitor dah tela preta e diz: “naum sei oque” 1024×768@70Mhz, se souber oq fazer deixa um coment no meu site:
    baixatrash.blogspot.com
    obrigado

    Curtir

  5. Já tenho uma partição em meu hd principal formatada pra Linux (ext3) e a uma partição de swap. Usando o wubi consigo instalar o ubuntu nessa partição? Alguém já tentou isso?

    Curtir

Deixe um comentário

