Rede Linux – Windows

E aí pessoal…

Esse assunto é o que mais me trouxe problemas. Por conta de fazer a rede funcionar eu já até estraguei a configuração da internet e fiquei desconectado. Tive até que reinstalar uma vez o sistema, claro que por falta de conhecimente meu e um pedaço grande de pressa em resolver logo. Mas para começar é legal falar como é minha rede não?

Eu tenho dois computadores em casa(PC), em rede e ambos com dual boot, um deles (AMD) está ligado na web (Net a cabo) em um modem usb. Tenho nesse primeiro computador o Ubuntu como primeiro sistema e o Win XP como segundo (quase não uso ele). No segundo computador ligado ao primeiro via cabo cross-over, tenho um intel com dual boot, com Kubuntu e Win XP. Consegui fazer a internet ser partilhada e a rede funcionar com os dois rodando Windows XP, é fácil. Com o primeiro no XP e o segundo no Kubuntu foi mais fácil ainda. Nem precisei fazer a configuração como fiz no Win, foi só plugar o cabo, ligar o computador e entrar no sistema. Pronto, rede e internet funcionando. Graças ao Zeroconf. Mas quando entra o Ubuntu na máquina 1, o que acontece 100% do tempo, nada acontece. Nunca consegui fazer os dois conversarem. A segunda máquina com Win XP ou Kubuntu, tanto faz. Nunca consegui partilhar a rede e nem a conexão. Eu não saco nada de rede e então me complica muito. Todos os manuais, tutoriais e coisas terminadas com ais, são muito técnicos e quando comecei a tentar entender a rede e fazer ela funcionar pude sentir o que um leigo sente quando não encontra o que precisa para fazer seu computador funcionar. É uma frustração grande. Isso é uma coisa que pega de verdade para quem é novato, alguns tutoriais para serem entendidos precisam de muito conhecimento prévio e as pessoas ficam com medo de seguir aquilo e estragar tudo, nem todo mundo é maluco como eu…

Mas enfim. Até hoje não consegui fazer o negócio funcionar 100%. Já me conformei com isso.

Mas a umas duas semanas atrás lendo umas coisas sobre Ubuntu, descobri que a versão nova do sistema vai vir “de fábrica ” com as mesmas funções e configurações do Zeroconf que o Kubuntu. Portanto acabaram meus problemas. Se ele funcionar igual, vai ser só colocar na rede e pronto. Dê uma olhada o que saiu no meio bit sobre isso.

Essa é uma das coisas mais legais do Ubuntu. A cada nova versão ele vem com muitas coisas boas e úteis novas. Essa por exemplo vai me facilitar muito a vida.

Bom é isso pessoal.

Sejamos Livres.

Alex Rodrigues

2 comentários em “Rede Linux – Windows

  1. Gostaria de saber como eu faço para fazer uma rede em linux/xp. tenho 3 maquinas linux e duas xp como eu configuro só sei configurar rede de xp nunca nem tinha ligado um linux. se alguem me der uns conselhos eu agradeço.

    marcelo

    Curtir

  2. Estou utilizando a versão 8.04 do Ubuntu, sistema operecional que muito me agrada.
    Como eu já esperava, alguns bugs costumam ocorrer, porém numa quantidade muito menor que nas versões anteriores. Aliás, estou banstante satisfeito.
    A configuração de dispositivos/recursos agora é relativamente simples e, embora não tenha muita experiência em linux e por ser fuçador, me pego às gargalhadas quando descubro um “jeito” simples e em ambiente gráfico para configurar alguns recursos após ter perdido um certo tempo tentando fazê-los pelo método tradicional (via terminal).
    Mas vamos ao que interessa…
    Tenho tido alguns problemas com a rede windows (via samba) nesta versão do ubuntu. Algumas vezes durante a semana, meu computador acorda de bom humor e resolve mostrar todas as máquinas da rede windows, porém nos outros dias, não é o que acontece. O interessante é que nestes dias as únicas máquinas que aparecem é o meu servidor (win2003 server) e minha máquina virtual (vmware player). Não tive ainda a curiosidade de saber o que há de diferente nestas máquinas das outras 10 que tenho na minha rede.
    Outro problema que vem ocorrendo é que não tenho conseguido imprimir documentos na impressora que tenho instalada no W2003 server (nos dias em que o Pc está de mau humor).
    Já fiz alguns testes por aqui, e descobri que o problema está na resolução de nomes por parte do samba instalado na minha máquina (que está sempre atualizado), porque não tenho problemas nenhum em acessar arquivos e a impressora instalada quando acesso pelo endereço IP, ao invés do nome do computador.
    Enquanto o problema estava só comigo, eu ia driblando do meu jeito, o problema agora é que os outros usuários linux da rede começaram a ter o mesmo problema.
    Estou iniciando minhas buscas para resolver o problema e, assim que tiver uma solução volto aqui para compartilha-la com os Srs.

    Até logo!!!

    Curtir

Deixe um comentário