Você não sabe nada, e isso é bom.

Pois é. Essa foi minha primeira lição. Eu achava que sabia bastante coisa de computação. Uso computador desde o tempo dos computadores pessoais que vinham sem sistema operacional baseado em interface gráfica, com tecla “chiclete”, uma tecla colorida e macia, e com um livrinho para nós mesmos fazermos nossos programas, radavamos jogos em fita cacete que levavam MEIA HORA para carregar! Quanto entrei no mundo Linux vi que esse conhecimento todo não me servia para nada e isso foi ótimo, porque estou aprendendo, de verdade, uma nova maneira de encarar o computador. Me trouxe mais humildade. O primeiro lugar que eu comecei a procurar ajuda foi no Ubuntu.com, nesse site dei o ponta pé inicial para começar a fazer a máquina ficar do jeito que eu queria.

Um comportamento que de maneira alguma devemos trazer do mundo Windows para o mundo Linux é o passivo. As pessoas, principalmente aquelas que podem te ajudar de verdade, são usuários avançados do sistema, muitos deles são hackers, programadores de pyton (linguagem usada para construir o kernel do linux) e portanto querem que antes de tudo devemos aprender a usar o sistema e vão querer que você tente primeiro resolver o problema procurando por conta própria e depois (se não conseguir) procurar ajuda, mas com todos os dados de suas tentativas em mãos, porque aí sim podem te ajudar e você aprender algo para poder também ajudar alguém a resolver o problema e ensinar a outros o que você aprendeu e a comunidade cresce assim. Quando entendi esse processo vi como ele é importante para a saúde e o crescimento da comunidade.

Então minha primeira lição foi essa, eu não sabia NADA e isso era muito bom, pois assim pode realmente aprender algo de verdade e hoje posso ajudar as pessoas a buscarem elas mesmas as respostas a seus problemas e caso não encontrem procuraremos juntos.

Abraços.

Sejamos Livres.

Alex

Deixe um comentário

