Automatix e Multimedia.

Olá,

um grande problema para pessoas que como eu vieram do windows é a multimedia. Já li sobre muitos problemas para ouvir mp3, ver videos em avi, wmv e outros formatos, proprietários ou não. Existe uma solução para cada caso. Na internet você acha como fazer tudo na mão, colocando os codecs para cada arquivo. Nesse site você pode achar isso.

Mas existe uma solução que para mim trouxe problemas quando não sabia o que estava fazendo e a resolução total quando me informei melhor sobre ele. É o Automatix. Ele é de fácil instalação e configuração. Só tome cuidado com a configuração da placa de vídeo, se você tiver uma nVidea provavelmente não vai ter problemas no Ubuntu, o suporte a essa placa é muito bom. Já a ATI é um caso de muitos problemas. Eu tenho essa placa na minha máquina, sempre gostei mais dela, mas já considero a mudar na próxima compra de máquina. O suporte da ATI ao Linux inexiste, mas não é por isso que você não vai usar a sua placa a todo vapor. Existem em vários sites (veja esse) que ajudam nessa configuração. E foi pensando nisso que o Automatix foi criado.

Ele é um aplicativo que proporciona um configuração totalmente visual de muitas funcionalidades do sistema. Eu recomendo o seu uso para pessoas que querem usar o seu Ubuntu sem grandes trabalhos. Muitas pessoas não gostam do Automatix porque ele não permite configurar um ponto de retorno, por meio de um backup dos arquivos da configuração anterior, como é praxe no Linux. Mas para usuários que fazem um uso mais simples do sistema esse problema é menor do que não conseguir ver seus videos, ouvir suas músicas e outras coisas legais.

Um parenteses aqui. Videos em wmv na web ainda são um problema e como trabalho na área sei que esse problema não tem nada a ver com o Ubuntu. Alguns webdesigners são presos a práticas antigas e com isso previlegiam o acesso de uma parcela da população e impossibilitam de outros. Como é o caso do site da Globo. Eu vejo videos em wmv no meu Ubuntu sem problemas, vejo em alguns sites também mas no site da Globo não funciona. Não sei se eles usam um codec Windows Only ou um DRM qualquer, não sei. Só sei que não funciona e isso é um problema para a Globo.com resolver. Eu iria assinar com eles e desisti por conta disso. A Comunidade Ubuntu, assim como toda comunidade Linux acredita na liberdade de escolha e atitudes como essas vão contra a nossa liberdade de escolha.

Mas voltando ao Automatix, nessa tela:

tela de instalação do Automatix.

você vai encontrar a lista dos programas e funções a serem ativadas. Como falei antes cuidado somente com a configuração da sua placa de vídeo. Principalmente na ATI pode haver um travamento que vai impossibilitar o uso gráfico do sistema. Se você escolher fazer isso o Automatix vai te informar no início da instalação um código a ser digitado para que possa voltar a configuração anterior da placa de vídeo. É só logar no sistema em modo texto e digitar o código, portanto anote ele e vá em frente. A instalação é muito simples e pode demorar um pouco caso você escolha muitas coisas a serem instaladas.

Mas isso vai resolver os seus problemas com multimedia. Quaisquer dúvidas é só deixar um comentário que eu tento ajudar, certo?

Abraços a todos

Sejamos Livres.

Alex Rodrigues

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s