Estava funcionando e eu ferrei tudo ou Cuidado com o que vc muda na configuração.

Bom, estava eu com meu computador funcionando, a internet funcionando, meu HD em NTFS sendo acessado e com direito a gravação. Tudo perfeito. Mas faltava uma coisa: a rede. Tenho duas máquinas em casa e queria ( e ainda quero, não consegui fazer isso ainda) fazer as duas máquinas conversarem. Queria que ambas acessasem os arquivos com direito a gravação, que ambas entrassem na internet. Nada demais certo? Errado. As coisas são mais complexas do que parecem para quem não conhece nada de rede. Existem algumas maneiras de fazer essas coisas pelo o que eu pesquisei.
Para partilhar a impressora e os arquivos é o SAMBA que tem que ser configurado, para partilhar a internet o melhor é instalar e configurar um servidor DHCP, busquei muita informação sobre isso mais ainda não consegui fazer as máquinas se entenderem.

O mais interessante é que na outra máquina que tenho em casa instalei o Kubuntu, e adivinha… ele quando está na rede com o Windows entra na web sem precisar de configuração nenhuma. Ele aparentemente vem o com o serviço Zeroconf já ativado e encontra a rede e se conecta sozinho.

Eu vou fazer um teste daqui a pouco. Vou inverter a rede e colocar o ponto de acesso a internet no Kubuntu e a rede no Ubuntu e ver o que acontece, se ficar tudo funcionando vou inverter as máquinas. Pode ser um paliativo, mas se funcionar é assim que vai ficar.

Bom, mas estava falando sobre minha busca por informação, sobre partilhar a rede e foi aí que me ferrei. Entrei em vários fóruns e deixei mensagens contando o meu problema e como sempre acontece muita gente me ajudou, mas uma ajuda mais atrapalhou do que solucionou. Encontrei uma resposta a uma pergunta vindo de uma pessoa que tinha um script que ele tinha feito e que automatizava o processo de configuração da rede. Fiquei bem feliz, baixei o arquivo e rodei. Minha internet parou na hora, desconfigurou tudo e eu fiquei dois dias procurando a solução sem sucesso. Solução?! Reinstalar tudo. E por que aconteceu isso? Porque eu fui imprudente. Quando vamos fazer uma modificação tão profunda assim no sistema temos que no mínimo fazer backup de nossas configurações. No Linux isso é lei. Existem comportamentos padrão que servem para nos livrarnos de confusão. E quando se altera configuração de rede todo cuidado é pouco. Pois eu não tive esse cuidado e me ferrei.

Não quero alarmar ninguém, só alertar para um tipo de comportamento que trazemos do mundo Windows e que no mundo Linux pode nos dar muita dor de cabeça. Fazer as coisas sem pensar antes e sem saber o que se está fazendo só trás problemas. A cultura do NEXT>NEXT deve ficar no Win. Existem muita informação sobre tudo no Ubuntu e é fundamental ler antes de fazer algo. Cada sistema, cada configuração tem suas particularidades que inviabilizam certas soluções padronizadas. Saber alterar os tutorias para sua realidade vai ser muito útil quando quiser fazer mais que o trivial no Ubuntu. A comunidade está aí para ajudar. É só saber perguntar.

Abraços,
sejamos livres.

Alex Rodrigues

Deixe um comentário

