O que é Ubuntu?

O Ubuntu é um sistema operativo Linux baseado na distribuição Debian. É patrocinado pela Canonical Ltd (dirigida por Mark Shuttleworth) e o seu nome deriva do conceito sul africano Ubuntu — traduzido como “humanidade para com os outros”.

Segundo o site da Comunidade Ubuntu em Português, Ubuntu “é uma antiga palavra Africana, cujo significado é “humanidade para todos”. Ubuntu também quer dizer “E sou o que sou devido ao que todos nós somos”. A distribuição Ubuntu Linux traz o espírito do Ubuntu ao mundo do software. O Ubuntu é um sistema operativo completo baseado em Linux, livremente disponível, com suporte tanto da comunidade quanto profissional. É desenvolvido por uma vasta comunidade e nós convidamo-lo a participar também!

Mas isso só é importante se você souber o que o sistema pode fazer por você. E ele faz o que promete. Para um usuário médio, que eu acredito ser uma pessoa que navega na Web, escreve alguns textos em editor de textos, faz uma planilha de vez em quando, ouve suas músicas e uma vez ou outra assiste um vídeo o Ubuntu se sai muito bem e já vem com quase tudo que a gente precisa. Uma das coisas mais legais é que as distribuições Linux (pelo menos as que eu testei) já vem com todos os programas que a gente precisa para sair usando. Nada disso de comprar cd disso, baixar aquilo outro. É claro que é preciso um pouco mais de conhecimento para se tocar todos os típos de mídia por exemplo. Mas isso é papo para outro post.

Por enquanto é legal dizer que o Ubuntu cumpre o que promete, um sistema elegante, simples, altamente agradável de usar.

Vou começar a escrever o meu diário pessoal de instalação e configuração do Ubuntu e espero que ele possa ajudar a alguém que está iniciando o caminho que eu tomei.

Abraços,

Seja Lívre.

Alex Rodrigues

8 comentários em “O que é Ubuntu?

  1. Oi, Alex!! fiquei sabendo do seu blog pelo Radinho. Vou acompanhar o seu blog, já que quero aprender a usar Linux, mas não tive coragem ainda de instalar no meu micro. Muito obrigada, espero que com suas dicas, eu e outras pessoas também leigas possam entrar no mundo Linux! Valeu!!

    Curtir

  2. Oi. Alex . Achei seu blog no google . Mt bom . Vc pode indicar uma leitura básica e fácil para quem quer ” meter a cara ” no Linux .

    Um abraço . Jorge /RJ

    Curtir

    1. Ei Jorge, a primeira dica é o próprio blog, que está desatualizado mas tem posts desde o básico para instalação a até coisas mais avançadas.
      Outra é a comunidade Ubuntu Brasileira, em http://www.ubuntu-br.org/comunidade.
      Existem algumas revistas de informática nas bancas que vem com um cd ou dvd e com alguns textos, mas todos eles tirados de material online, até onde eu sei.
      Foi lançado um livro sobre Ubuntu também, um livro oficial, pode ver mais em: http://br-linux.org/2008/lancamento-o-livro-oficial-do-ubuntu-2a-edicao-em-portugues/

      E participar das comunidades é uma outra dica, aprendemos muito.

      Curtir

  3. Cara show de bola esse seu Blog….

    Eu estava pensando em intalar o Ubuntu;

    no meu PC…Mais 1° fui procurar saber + sobre

    o programa…Pois todos sabem, que naum se deve

    baixar coisas no PC que vc naum saiba a

    verdadeira origem né !!

    Pois então…voltandoo ao assunto…Eu fui procurar

    informação sobre o programa e acabei encontrando aki,

    espero que vc continue nos trazendo informaçoes desse

    tipo, que ainda naum conhecemos !!

    Grande Abraçoo

    Curtir

  4. An outstanding share! I’ve just forwarded this onto a co-worker who has been conducting a little homework on this. And he actually ordered me lunch because I stumbled upon it for him… lol. So let me reword this…. Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending some time to talk about this issue here on your site.

    Curtir

  5. Good day! I know this is somewhat off topic but I was wondering which
    blog platform are you using for this website?

    I’m getting sick and tired of WordPress because I’ve had issues with hackers and I’m looking at alternatives for another platform. I would be fantastic if you could point me in the direction of a good platform.

    Curtir

  6. Heya are using WordPress for your site platform?
    I’m new to the blog world but I’m trying to get started and create my own.
    Do you need any coding knowledge to make your own blog?

    Any help would be greatly appreciated!

    Curtir

Deixe um comentário

